quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ONU QUER COMBATER DESPERDÍCIO ALIMENTAR


As Nações Unidas vão lançar uma campanha para combater o desperdício alimentar.
Todos os anos, são desperdiçados 1,3 milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo, cerca de um terço dos alimentos produzidos.
Estes são valores que poderiam ser evitados com pequenos gestos todos os dias, considera a ONU. Pedir porções mais pequenas nos restaurantes, ter mais atenção aos prazos de validade e congelar restos são apenas algumas das sugestões propostas.
Para os comerciantes as Nações Unidas sugerem também trabalhar mais de perto com fornecedores para programar melhor e evitar desperdícios.
O sub-secretário-geral das Nações Unidas, Achim Steiner, considera que “num mundo se sete mil milhões de pessoas, que chegará aos nove mil milhões até 2050, o desperdício alimentar não faz sentido nem do ponto de vista económico, ambiental ou ético”.


Diminuir Letra

SAIBA MAIS
Um problema de distribuição
Campanha "Direito à Alimentação" de pratos vazios

TUBARÕES DEFRONTAM MARROCOS HOJE

O segundo jogo da faze de grupos da CAN da equipa de Lúcio Antunes vai ser esta quarta-feira às 3h da tarde. O dversário é Marrocos, o país vizinho de Cabo Verde. Ambas as aquipas têm 1 ponto. que ganhar passa a acupar a liderança do grupo A.
À tarde de hoje o país da morabeza vai parar para jubilar com os tubarões azuis. O jogo vai ser transmitido pela TCV para os nacionais. A diápora pode acompanhar no Online da RTC. 

A MORTE




O ser vivo nasce, cresce, envelhece e morre. Isto é o ciclo mais normal e natural de um ser que é vivo ou que pretende vivificar. Nós temos, obrigatoriamente, que obedecer a esta lei que a nossa mãe natureza dispõe e impõe aos seus filhos, netos, bisnetos, tuturnetos e por aí abaixo ou acima. Todos o sabemos, mas poucos querem-no. Ainda nenhum pensador desvendou este mistério que tanto causa horror ao mamífero sapiens, e quem sabe, também, está angustiando as plantas e os animais, que reclamam desde toda a eternidade os seus lugares no podium dos viventes. O vazio da morte deixa, sempre, qualquer um de queixo caído de dor, ou então, de dentes a ranger da mesma dor. Hoje, está na tona e à baila a frase ‘n’panha tcheu dor’. Diante da morte teria esta frase significado conotado ou denotado? Cada um que se auto-julgue e cuide. Pois, a morte veio para ficar e ela está garantida. ‘Kenha ki ka kré, nton pé mori!’.

sábado, 19 de janeiro de 2013

AVENIDAS DA CAPITAL COM AR MAIS SAUDÁVEL

As avenidas e rotundas da cidade da Praia ganharam um novo visual fruto do novo programa de arborização da câmara local. O programa tem como objectivo proporcionar aos praienses mais espaços verdes, melhorar a imagda cidade e criar um ambiente mais saudável.
Este programa vem melhorar um pouco a situação ambiental que se encontrava a cidade, pois conta com uma nova dinâmica da recolha dos lixos porta-a-porta, proporcionando um ambiente mais adequado. A poluição proveniente do movimento dos automóveis e a queima dos resíduos será, com o programa, um pouco colmatada.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013